terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VULCÃO

29.01.2011 - Um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu nesta tarde de sábado a região central da Hungria, sem ter registrado nenhuma vítima até o momento. O epicentro do terremoto se situou em Oroszlány, 40 km a oeste de Budapeste, e o terremoto durou pouco mais de 10 segundos, segundo informou a porta-voz da Defesa Civil, Tímea Petróczi, à agência MTI.
O tremor pôde ser sentido tanto em Budapeste como na capital eslovaca, Bratislava, e levou muitos cidadãos a abandonarem suas casas. A Defesa Civil informou que foi o tremor mais forte na Hungria desde 1985.


30.01.2011 - Um tremor de cinco graus de magnitude sacudiu neste domingo a região chilena de Coquimbo, no norte do país, sem causar vítimas ou danos, informaram fontes oficiais. O terremoto aconteceu às 18h48 (19h48 de Brasília), com epicentro situado sob o mar, 21 km a oeste de La Serena e cerca de 500 km a noroeste de Santiago, a uma profundidade de 51,1 km, detalhou o Instituto Sismológico da Universidad de Chile.

31.01.2011 - Um tremor de 4,6 graus de magnitude na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira no Departamento colombiano de Valle del Cauca, sem deixar vítimas ou danos materiais, informou a Direção de Gestão do Risco do Ministério do Interior e Justiça.


01.02.2011 - O vulcão Shinmoe, situado no sudoeste do Japão, registrou nesta terça-feira a quarta erupção dos últimos seis dias, o que levou as autoridades a ampliar a área de exclusão ao redor da cratera, informou a emissora de televisão local NHK.
O Shinmoe, que entrou em erupção na quinta-feira passada pela primeira vez nos últimos 52 anos, registrou na madrugada desta terça-feira uma grande explosão que causou danos nos vidros de aproximadamente 30 edifícios na cidade de Kirishima, a três quilômetros de distância.
Segundo a NHK, uma mulher de 92 anos que se encontrava em um hospital teve ferimentos leves na cabeça por conta da ruptura de um dos vidros.
A erupção provocou uma coluna de fumaça de cerca de 3 mil metros de altitude e levou a Agência Meteorológica do Japão a ampliar a zona de exclusão ao redor da cratera para quatro quilômetros.
Por enquanto as autoridades não determinaram que os habitantes evacuem a região, embora nesta segunda-feira tenham recomendado a 1,1 mil residentes que abandonem suas casas na vizinha localidade de Takahatsu.
O Shinmoe começou a expelir cinzas e pequenas rochas na quarta-feira passada, e formou uma coluna de fumaça que alcançou mais de 2,5 mil metros, o que forçou alguns voos regionais e o serviço ferroviário a alterarem suas rotas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Ciência Avançada e Tecnologia citados pela agência local Kyodo, na semana passada o Shinmoe emitiu em dois dias aproximadamente 70 milhões de toneladas de cinzas e materiais vulcânicos, quantidade nove vezes maior do que a registrada na erupção de 1959.

01.02.2011 - Um terremoto de 5,5 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira o Taiwan, às 16h16 no horário local (6h16 de Brasília), sem o registro de vítimas.
O epicentro do terremoto ocorreu a 330 quilômetros ao noroeste da cidade oriental de Hualien e a 17,6 quilômetros de profundidade e foi sentido em toda a ilha, incluindo a capital de Taipé, informou o Centro Meteorológico Central da ilha em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário