segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TERREMOTO

27.08.2011 - Washington, 27 ago (Prensa Latina) Um terremoto de 4,6 grau de magnitude abalou hoje a costa central de Califórnia, informou o Serviço de Geologia dos Estados Unidos sem que se reportassem vítimas ou danos. O  abalo decorreu às 12:18 horas da madrugada deste sábado, assegurou o comunicado, que situou o epicentro proximo de 35 quilômetros do povo de Hollister.
Réplicas menores de 3,6 a 2,5 graus ocorreram posteriores à atividade sísmica e foram percebidas em populações como Salinas, Monterey, Santa Cruz e San José. A zona afetada encontra-se dentro do chamado Cinto de fogo que abrange desde Chile até Alaska por toda a costa do Oceano Pacífico.
Experientes especialistas predizem que a região pode sofrer um grande terremoto em momento não determinado, ao qual alguns chamam o Big One . Os estudos indicam que já iniciou a conta regressiva para a quebra da falha de San Andrés, a qual seria maior que quando bateu a região em 1857 com sua força de 7.9 graus de magnitude da escala aberta de Ritcher e caminhou 400 quilômetros pelos condados californianos de Monterey e San Bernardino.Alguns especialistas consideram que esse monstruoso abalo pode chegar a 8.1 grau e avançar uns 700 quilômetros em uma região altamente povoada desde o condado de Monterey até Salton , no norte do estado. Um recente estudo publicado sobre a falha de San Andrés na revista Geology sustenta que o próximo sismo poderia estar mais próximo do que se possa pensar com efeitos devastadores para pessoas e infra-estruturas.

27.08.2011 - CARACAS — Um terremoto de 4,7 graus atingiu neste sábado a costa ocidental da Venezuela e teve seu epicentro ao leste da ilha de Aruba, sem causar danos, informou a Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (Funvisis).


Nenhum comentário:

Postar um comentário