domingo, 26 de dezembro de 2010

TERREMOTO

23.12.2010 - As ilhas Bonin, ao sul do Japão, voltaram a ser sacudidas por um tremor de magnitude 6,3 ontem, após o terremoto de 7,4 registrado na terça-feira. O novo abalo ocorreu às 7h49min no horário local (18h49min de Brasília). O epicentro está localizado a 146 quilômetros de Chichi-shima, e a 322 quilômetros de Iwo Jima, a uma profundidade de 10 quilômetros.

23.12.2010 - WASHINGTON — Um terremoto de magnitude 6,2 graus sacudiu nesta quinta-feira as ilhas Aleutas, situadas entre o Estado do Alasca e Rússia, informou o Istituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).


25.12.2010 - WELLINGTON, Nova Zelândia — Um violento terremoto no sudoeste do Oceano Pacífico provocou neste domingo pela manhã um alerta de tsunami que foi rapidamente cancelado depois que os cientistas confirmaram que a onda superava apenas os 15 centímetros acima do nível habitual do mar.O tremor foi de magnitude 7,3 e aconteceu no arquipélago de Vanuatu (sudoeste do Oceano Pacífico), segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS).Depois do terremoto, foi lançado um alerta de tsunami na zona compreendida entre Vanuatu, Nova Caledônia e ilhas Fiji.

26.12.2010 - As numerosas réplicas ocorridas após o terremoto de 7,3 graus que sacudiu Vanuatu no Natal danificaram neste domingo vários edifícios de Christchurch, a terceira maior cidade da Nova Zelândia, e obrigaram a polícia a isolar o centro local devido ao risco de desabamentos.Mais de 15 tremores de até 4,9 graus de magnitude na escala Richter foram registrados em um raio de cinco quilômetros de Christchurch, que tem 370 mil habitantes. As autoridades não informaram sobre mortes em decorrência dos terremotos.

26.12.2010 - Um terremoto de 4,6 graus na escala Richter abalou neste sábado a cidade iraniana de Hosseinabad, causando grandes danos materiais, informou o Centro Geológico da Universidade de Teerã. Por enquanto, não há informações sobre vítimas.
O tremor aconteceu à 1h54 (horário local; 20h24 de sábado em Brasília), informou a entidade. Na segunda-feira passada, outro terremoto provocou sete mortes em Hosseinaban, cidade situada na província iraniana de Sistan-Baluchistão, fronteiriça com Afeganistão e Paquistão.Outros dois movimentos telúricos, de 2,9 e 2,6 graus na escala aberta de Ritcher, sacudiram também hoje a província meridional de Kerman. Estas regiões do sul e do leste do Irã registraram nos últimos dias uma alta atividade sísmica, com terremotos nas cidades de Zahedan, Bam, Khash e Iranshahr.
O Irã está situado na confluência de duas das principais placas tectônicas em choque na Terra e, segundo as autoridades locais, sofre pelo menos um tremor diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário